2024 já chegou! Bastidores fervem Em Mossoró

Foto: divulgação 

 A cada ano que se passa as campanhas políticas parecem iniciarem mais cedo ao ponto da assim chamada pré campanha e campanha em si se misturarem. 

Candidatos de vários municípios e concorrendo  a cargos diversos em todas as esferas cada vez começam a se mobilizarem com vários meses de antecedência. 


Em Mossoró não é diferente a as peças há muito tempo já começaram a se movimentar neste intrincado tabuleiro de xadrez onde muita coisa esta em jogo.. muita coisa mesmo. 


Vereadores, suplentes, ex vereadores e um exército de candidatos buscam vagas nas siglas partidárias disponíveis porém, com as recentes mudanças na legislação eleitoral, a coisa ficou mais tumultuada com a diminuição do número de vagas nos partidos. 


Por esta motivo cada sigla tem uma tendência de não aceitar candidatos aventureiros e com pouca expectativa de votos dando prioridade a nomes já com votações comprovadas justamente para que o partido possa atingir o coeficiente eleitoral e conquistar as tão sonhadas cadeiras na Câmara Municipal de Mossoró. 


A correria para buscar candidatas mulheres em virtude da obrigatoriedade legal de que pelo menos sete vagas sejam para o sexo feminino também é um desafio pois com os casos recentes de perca de mandatos em virtude de candidaturas laranja ( falsa/de fachada) ninguém quer se arriscar. 


Ao mesmo tempo tais mulheres devem agregar votos para também somar na chapa. 


Pra quem tem mandato a coisa também não é fácil pois a turma tende a evitar partidos que tenham vereadores ou então fazem muitas exigências para se filiar neles. 


A tendência é termos uma diminuição do número de candidatos a vereador e talvez até mesmo uma queda no coeficiente eleitoral. 


Em todo caso a coisa fica ainda mais apertada para os marinheiros de primeira viagem por causa de outra mudança na lei que exige que para assumir uma vaga o candidato tenha obtido pelo menos 20% do coeficiente eleitoral, ou seja, com certeza deverá ser mais de mil votos lembrando que nas eleições passadas tivemos vários casos de vereadores eleitos com menos de mil votos. Isso não mais será possível.


MAJORITÁRIA 

No campo majoritário ( eleição de prefeito(a)) a coisa também ferve com situação e oposição se mexendo. 

Engana-se quem pensa que ambos os lados estão parados! Existem muitas especulações é verdade porém não podemos negar que a boa avaliação do prefeito Allyson Bezerra ( União Brasil) lhe coloca em situação vantajosa desde que não caia na armadilha da auto confiança exagerada. 


Com base ampla na Câmara, altos índices de aprovação popular e muitas obras sendo realizadas Allyson segue com favoritismo nessa disputa. 


Dou outro lado a oposição parece continuar heterogenia e dividida porém em constante movimento. 


Questões como eventuais alianças entre membros da oposição, posicionamento do PT a nível local, participação de ex prefeitos(a) devem ser levados em consideração. 


O certo é que se for realista a oposição sabe que precisa construir um arco de aliança forte se quiser minimamente ser competitiva  e para isso seus integrantes precisam de desfazer de vaidades e avaliar com pragmatismo. 


O que se escuta, a boca miúda como se diz, é que pra muitos da oposição a ficha caiu que 2024 será de Allyson novamente porém seus olhos estão mais voltados para a sucessão em 2028 por isso a necessidade de demarcar território logo em 2024 e apostar em uma eventual lacuna em 2028. 


Segue o jogo e mais adiante nossa página trará mais análises de bastidores.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.